Páginas

Assemblage


Kurt Schwitters 1939 Merz Picture with Rainbow

Mike Kelley 2000 Memory Ware Flat #25





   

Robert Rauschenberg 1954 Minutiae

Assemblagem é um termo que deriva do francês "assembler": reunir, juntar, acumular. O artista Jean Dubuffet começou por utilizar este termo para designar as obras que foram criadas a partir de diversos materiais diversos de uso comum.

A assemblagem basea-se no princípio de que qualquer material (papéis, tecidos,objecto, madeira ou plásticos) "colados" na uma tela ou noutro tipo de suporte, consegue produzir novas superfícies, abrindo e explorando outras possibilidades expressivas. A pintura passa a ser concebida como construção sobre um suporte, o que questiona as fronteiras rígidas entre pintura e escultura.

Este conceito já fora anteriormente ensaiada pelo dadaísmo, sobretudo pelo ready-made de Marcel Duchamp (1887-1968) e pelas obras Merz (1919), de Kurt Schwitters (1887-1948).

4 comentários:

  1. Gostei muito, super interessante, assim como muito elucidativo na questão da Assemblage!
    Cumprimentos, Filipe Gallis P: Costa (aluno)

    ResponderEliminar
  2. Adorei e estou ansiosa por experimentar esta nova "tecnica" se assim a podemos chamar. Penso que vão resultar trabalhos muito interessantes da parte da nossa turma. Beijinhos e parabens pelo blog!

    ResponderEliminar
  3. concordo com o que a sofia disse, e um dos trablhos que para mim mais se destaca e tambem para mim completa mais esta ideia de Assemblage e o da Marta Labella que segundo a minha opiniao reflecte incrivelmente este sentido de colagens e "escultura" de baixo-relevo. Apesar de tambem cumprir as ideias propostas de objectos do quotidiano numa obra que reflicta o acumular e juntar de objectos que conhecemos para obter uma obra quiçá confusa mas harmoniosa como por exemplo: Memory Ware Flat #25

    ResponderEliminar
  4. Para este trabalho, após ver estas imagens, procurei na wikipedia a definição específica de 'assemblage' e no google mais exemplos de projectos executados através desta técnica e percebi que a sua abrangência é realmente imensa. Temos total liberdade neste novo projecto (não só pela técnica referida mas também pelo tema livre) o que pode ser perigoso no caso de nos dispersarmos e darmos mais importância ao tema do que à tecnica da 'assemblage' que na verdade é o único requisito do trabalho.


    Raquel Serra

    ResponderEliminar