Páginas

COMO SE FAZ UM PORTEFÓLIO

"Em Área de Projecto, o portefólio é constituído pelo conjunto dos trabalhos produzidos ao longo do desenvolvimento do projecto.
Permite seguir o modo como vais construindo, com os outros, o projecto e reflectir o teu contributo pessoal. Implica organização, planeamento e contextualização dos materiais que reflectem a prática do teu trabalho.

O portefólio concretiza-se numa pasta, num dossier de argolas, que integra o material recolhido e produzido.

Pode também ser apresentado em suporte digital (por exemplo, CD). Permite a compreensão detalhada das várias componentes do processo de trabalho constituindo um importante meio de avaliação.

O portefólio é um registo global de um percurso, de um processo pessoal de aprendizagem, sendo portanto único. É um instrumento de trabalho em constante reformulação.

O que constitui o portefólio

Não é possível fazer uma listagem exaustiva dos materiais que constituem o portefólio porque este tem de reflectir o projecto, o trabalho concreto que está a ser desenvolvido. Contudo, a listagem que se segue é um indicador do que pode fazer parte de um portefólio:

documentos que são os produtos das investigações levadas a cabo e que podem ter várias origens: entrevistas, questionários, pesquisas bibliográficas, etc. Este material deve ser acompanhado por uma fundamentação rigorosa;

diários de bordo;

comentários e reflexões críticas;

relatórios de actividades e relatórios individuais de desenvolvimento;

sínteses, fichas de leitura e de análise de filmes;

mapas conceptuais;

levantamento de problemas;

grelhas de observação;

glossário;

fotografias e outras produções gráficas;

bibliografia e outros recursos;

comentários produzidos por outras pessoas;

auto-avaliação e hetero-avaliação.



Todos os materiais que reflictam o teu percurso pessoal de trabalho no desenvolvimento do projecto devem ser integrados no teu portefólio. Contudo, o portefólio não é uma acumulação mais ou menos volumosa de materiais. Se o fosse, confundia-se com um dossier.

Características de um portefólio

Que características devem ter os matérias seleccionados? Vamos apresentar algumas delas:

oportunidade/significado - no portefólio não se reúnem todos os materiais produzidos ou recolhidos. Tem de haver uma selecção, integrando aqueles que sejam significativos e adequados ao processo de desenvolvimento do trabalho. Isso não significa que não se incluam materiais que reconheces que não foram úteis para o trabalho. Nesse caso, justificas o motivo da sua exploração e posterior exclusão;

diversidade - o portefólio, para além de reflectir as diferentes fases da investigação e produção do projecto, traduz o recurso a várias fontes e pontos de vista. A lista que registámos no ponto anterior manifesta essa diversidade;

organização - enquanto que um dossier é uma colecção de documentos, o portefólio implica organização que se reflecte na integração dos documentos de modo regular e planificado. Seleccionados, tendo em conta os objectivos e o percurso de trabalho, os documentos devem ser datados e devidamente contextualizados;

criatividade — a apresentação de soluções originais é um elemento de valorização de um portefólio;

fundamentação - as opções tomadas devem ser fundamentadas, isto é, apresentam a justificação. A escolha dos documentos seleccionados deve ser também justificada;

reflexão - esta será uma das mais importantes componentes do portefólio dado que deve acompanhar os trabalhos ou realizações produzidas pelo seu autor. É a reflexão que está na base da selecção dos materiais. É pela reflexão que o aluno toma consciência dos seus progressos: distingue a forma como uma mesma actividade é encarada, por exemplo, por diferentes elementos do grupo que desenvolveram a mesma tarefa. O portefólio deve reflectir a identidade do seu autor.

Construído ao longo do ano, acompanhando a evolução do trabalho, vai assumindo diferentes versões. Por exemplo, no final do ano já integra a descrição do produto final, a avaliação da sua apresentação pública, o relatório do produto, etc. O portefólio cresce e evolui com o projecto.

Como organizar o portefólio

Como já afirmámos, o portefólio não é uma colecção, uma acumulação de materiais. Na base da concepção do portefólio está a planificação, a selecção e a organização do material. Estas características devem manifestar-se na forma como o organizas. Seguem-se algumas sugestões para a organização do portefólio:

folha de rosto com identificação;

inclusão de um índice ou sumário;

apresentação/justificação do projecto;

organização em partes que revelem uma estrutura adequada;

inclusão de separadores claramente identificados.

Deves ter muita atenção ao aspecto gráfico, que deve ser cuidado e motivador da sua consulta. Podes seguir algumas das instruções que já te demos sobre a apresentação gráfica quando abordámos o relatório. Para poderes auto-avaliar o teu portefólio, apresentamos-te uma sugestão de lista de verificação que te permitirá aferir alguns aspectos do teu produto:

Sem comentários:

Enviar um comentário