Páginas

CAM: Olhar, Ver, Interpretar II - Objecto/Obra de Arte

Duchamp 1917 Fonte
Bicicleta

Arp 1960 Sculpture Classique



1 comentário:

  1. Apesar das diferentes aparencias e usos de cada um destes objectos - todos sao considerados arte.
    Tanto o urinol de Marcel Dumchamp, como a bicicleta e a estátua de 1960. Apesar das suas diferenças sao formas, componentes e estruturas artísticas e estudadas para o conforto, ser visualmente agradável e também para o conceito que tem por trás. No casa do urinol, foi um BUMMM na historia da arte - dando vida á nova problemática " O que é arte? " . Depois dos dada's não houve muito mais a fazer senão reavaliar o conceito de arte e de que a mensagem que a arte transmite vale quase tanto ou mais que o objecto de arte em si.
    Com isto a bicicleta que tem um design estudado e aperfeiçoado ao longo dos tempos ganha um estatuto de um belíssimo meio de transporte cada vez mais moderno, leve e aerodinâmico que é um autentica prova de uma obra de arte que muda e se aperfeiçoa ao longos dos anos. Contudo a estátua é a obra de arte mais "classica" destes três exemplos - no entanto ao lados das outras 2 cria-se um ambiente da procura da resposta da problemática: O que é que é Arte destes 3?
    Na minha opinião:
    1º é arte porque Duchamp assim o quis - e o conceito por detrás do urinol é mais importante que o urinol em si (ready-made)
    2º é arte devido á evolução da bicicleta ao longo dos tempos e ao design que existe na criação desta mesma.
    3º é arte porque o criador da obra quis transmitir o corpo de uma mulher através da escultura e das sinuetas com este tipo de material brilhante.

    ResponderEliminar